terça-feira, 30 de abril de 2013

made in...

#pensamentos

Depois de ser criticada no meu próprio Instagram ....(eu não gostei muito disso)...mas é que eu sou uma pessoa meio avessa a polêmicas e assuntos que envolvam a mídia e discussões de opinões diversas. Mas isso não quer dizer que eu não tenha uma opinião. Eu não assisto jornal nacional e nem nenhum jornal de tv...na verdade quase não vejo tv!

Essas notícias de maiores repercussão eu acabo ouvindo alguém comentar ou em algum site ou tweets.

Enfim...mesmo assim esse comentário no meu insta me fez refletir mais sobre os produtos que consumimos e suas procedências. Também como “acompanho” algumas blogueiras, na maioria brasileiras, cheguei a algumas constatações interessantes sobre o assunto.

Primeiro, é olhar com mais cuidado para as etiquetas e indicações daquilo que é fabricado no Brasil e fora do Brasil ...eu estou numa vibe anti made in china, principalmente no quesito vestuário!

No mundo dos eletrônicos fica bem mais complicado!

Mas não podemos garantir que o que compramos veio de mão de obra “escrava” ou não. Só mesmo por meio de denuncias e quem sabe de um sensasionalismo exacerbado que a tv exibe.

Nem sempre a etiqueta Fabricado no Brasil nos garante isso, pois denuncias graves foram feitas contra marcas que produzem aqui.

No entanto a produção em larga escala e o consumismo exagerado é que acaba nos levando a situações como esta. Principalmente o preço "barato" de muitas fast fashion nos alertam para esse descaso com a mão de obra e qualidade da produção.
Eis que comecei a checar etiquetas de Renner e C&A, mais de 50% das etiquetas que olhei eram made in china, algumas coisas tinham etiqueta fabricado no Brasil. Na Zara a maioria das roupas que olhei era made in indonésia, espanha e turquia, não achei nenhuma Brasil. Na emme tem made in China e Brasil.

Outra questão é que vejo muitas marcas nacionais mimando as blogueiras, enviando "presentes" na tentativa de uma maior aceitação e propaganda. Mas parace é que elas estão mais interessadas no consumo daquilo que vem do exterior, afinal é preciso consumir a qualquer custo!!! Além de consumir o produto consomem a "cultura" e bandeira de outros países e exibem em seus blogs diariamente suas viagens internacionais, suas compras internacionais, seus cafés na starbucks, suas camisetas i love NY, london, paris.... etc. É claro que esse mundo de fora é interessante, mas acho que passou dos limites. Pelo menos eu cansei de ver tanta bajulação para produtinhos importados! 
Sendo que temos ótimos produtos nacionais! é legal provar um pouco de cada coisa, conhecer coisas novas etc...mas quando a marca por si só fica mais forte que o próprio produto é questionável! O Brasil percebeu que estava ficando um pouco pra trás no quesito beleza e maquiagem, eu penso, daí aconteceu um boom no mundo dos esmaltes, e agora temos muito mais opções nacionais de qualidade até melhor que importados! No mundo das makes tb tá tendo um boom!

Mas e os produtos artesanais, produzidos em menor escala, preocupados com ambiente etc? Cadê as Top It blogueiras falando disso????  Ah eh se elas falarem disso deixa de ser produzido em menor escala...ou melhor ainda, passa a ser EXCLUSIVO, LIMITADO...esse povo adora ser assim. Quem sabe acordam para essas coisas.

Esses dias eu fui na Tok Stok e percebi que aquilo que um dia admirei, tem muito made in china e muito descaso com cliente e muita mesmice. Na semana anterior eu tinha ido na Feira do Largo da Ordem que acontece aqui em Curitiba todo domingo. Achei coisas muito mais interessantes.

Curitiba tem algumas alternativas para roupas, feitas em ateliê, com procedência bacana como a NAYP e o ateliê da Suiane Maria. Devem existir outros também que desconheço. No Rio de Janeiro também vi muitas coisas legais produzidas em menor escala. Recentemente conheci uma confecçao de Santa Catarina que também é muito boa a Sly . Em São Paulo temos muitas confecções no Bom Retiro! Conheci a Cor Doce e a Antix por lá!
Ou seja nós temos opções! Muito boas por sinal! Dá pra consumir menos com mais qualidade! Aquilo que consome na C&A  e Renner pode até ser mais barato mas a curtissímo prazo. Não adianta críticar blogueiras etc por consumirem na Zara se a maioria ainda consome C&A...dá no mesmo.

Um comentário:

Paulo Cesar disse...

Muito bom o texto! Viu, o que é melhor, aquele sapatinho de couro trançado feito à mão por um artesão regional que compramos no Largo ou aqueles sapatos padronizados que todo mundo tem igual feito por pequenas maozinhas chinesas...

É isso aí, acho que temos que incentivar produtos de qualidade com boa procedência.

Com relação aos eletrônicos está um pouco complicado, porque os fabricantes tem essa visão de obsolecência programada para maximizar os lucros, e contratando mão de obra barata para minimizar custos. É um mundo muito bizarro mesmo onde o dinheiro é mais importante que o bem estar humano. Com esses produtos porcaria, perde quem fabrica porque é explorado, e perde quem consome, porque vai usar algo que foi projetado para quebrar logo para que você tenha que comprar outro.

É bem triste, e dá vontade de sair de tudo isso e morar numa cidadezinha (de preferência Bombinhas)...